MALOTE DIGITAL

O que é? O Malote Digital é um sistema desenvolvido com finalidade de possibilitar comunicações recíprocas, oficiais e de mero expediente. O sistema (originalmente chamado “Hermes”) foi desenvolvido pelo TJ-RN para uso interno. Posteriormente, foi cedido por meio de convênio ao CNJ, onde sofreu adaptações para permitir a troca eletrônica de correspondências com diversos órgãos do Poder Judiciário, passando a ser conhecido como Malote Digital.

Definições Básicas

O Malote Digital é um sistema WEB, seu acesso deverá ser realizado por meio de um navegador de internet no endereço: https://malotedigital.tjrr.jus.br/malotedigital

 
O sistema Malote Digital é utilizado para o envio de correspondências  oficiais, como oficios, memorandos, laudos, requerimentos, mandados de prisão, alvarás de soltura, etc, entre orgãos do Poder Judiciário e demais órgãos partícipes. Permite economia em escala por tramitar todos os documentos de forma eletrônica e celeridade processual, por não  haver necessidade do envio físico ao destinatário.
 
LISTA DE ÓRGÃOS QUE ESTÃO APTOS A TRAMITAREM INFORMAÇÕES PELO MALOTE DIGITAL:
 
1. Tabelionatos de Ofício - 1º e 2º da Comarca de Boa Vista (CGJ)

2. Cartório de Registro de Imóveis - da Comarca de Boa Vista (Nerly)(CGJ)

3. Penitenciária Agricola do Monte Cristo - Secretaria de Justiça e  Cidadania-RR

4. Divisão de Captura - Secretaria de Justiça e Cidadania-RR

5. Polinter - Policia Civil-RR

6. Instituto de Criminalística, Instituto de Identificação e Instituto Médico e Odontológico Legal - Polícia Civil-RR

7. Tabelionatos de Ofício - das Comarcas de Mucajai, Caracarai,  Rorainópolis e Sao Luiz do Anauá

8. Superior Tribunal de Justiça

9. Supremo Tribunal Federal

10. Justiça Eleitoral

11. Conselho Nacional de Justiça

12. Todos Tribunais e Corregedorias de Justiças do Brasil

13. Todas as unidades judiciárias da capital e do interior
 
14. Comando Geral da Polícia Militar
 
Dentro do Sistema Malote Digital, clique na Opção ENVIAR para obter lista atualizada e detalhada dos órgãos.

Suporte

 

Esclarecimentos de dúvidas ou informações técnicas adicionais sobre o Malote Digital, poderão ser solicitados pelos dados abaixo:

Seção de Administração de Sistemas - Tribunal de Justiça do Estado de Roraima - TJRR

Telefone: (95) 3198 2877
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Manual do Usuário

O objetivo deste documento é apresentar as rotinas que compõem o Malote Digital, demonstrando como navegar em sua estrutura de menus e opções, a fim de possibilitar a realização de todas as tarefas disponibilizadas.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MANUAL DO USUÁRIO

Acesse o Sistema

 OBS: Servidores do TJRR podem ter acesso ao Sistema Malote Digital
 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SISTEMA

FAQ - Perguntas Frequentes

1) Pergunta: Na primeira tentativa de acessar uma nova versão do sistema recebo um erro contendo a mensagem: javax.servlet.ServletException: #{loginBean.efetuarLogin}:java.lang.NoClassDefFoundError:Couldnotinitializeclassbr.gov.tjrn.hermesWeb.config.DAOFactoryo que pode estar causando este erro?

Resposta: Este erro é relacionado a opção de banco de dados selecionada no momento da configuração dos módulos da aplicação. Duas coisas podem ter ocorrido: 1) Foi selecionado um tipo de banco de dados diferente do utilizado por seu tribunal; 2) Os módulos utilizados no deploy não foram os que se encontravam na pasta configurados, gerada pelo configurador da aplicação.

2)Pergunta: Ao termino da execução do configurador nenhuma pasta configurados é criada. O que pode ter ocorrido?

Resposta: O configurador não funciona caso haja espaços no nome do diretório corrente que o mesmo está sendo executado. Veja os exemplos:
Correto: c:\malotedigital
Errado: c:\malote digital

3)Pergunta: Ao clicar na opção enviar no módulo malotedigital a mensagem “O sistema funcionando em Modo Local.” é apresentada. O que pode ter causado este erro?

Resposta: Ao clicar em enviar o sistema realiza uma consulta no sistema central, localizado no CNJ, caso este sistema esteja fora do ar ou o endereço deste serviço esteja configurado errado esta mensagem é apresentada. O procedimento a seguir é entrar em contato com o administrador do sistema em seu tribunal e solicitar que seja verificado se o endereço configurado no arquivo:
propriedade: urlProtocolo Integrado Admin contém o valor: https://www.cnj.jus.br/MaloteDigitalWS/services/IMaloteDigital?wsdl

4) Pergunta: Ao selecionar uma opção de tipo de documento e selecionar um tribunal a mensagem “Não há unidades organizacionais configuradas para receber este tipo de documento.” é apresentada. O que pode ter ocorrido?

Resposta: Esta mensagem indica que o tribunal selecionado não configurou nenhuma unidade organizacional apta a receber documentos do tipo selecionado. O procedimento a seguir é entrar em contato com o responsável pelo sistema no tribunal destinatário e solicitar que a configuração permitindo o recebimento do tipo de documento em questão seja realizada.

5) Pergunta: Ao selecionar uma opção de tipo de documento e selecionar um tribunal a mensagem “Erro ao recuperar os segmentos judiciários:sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target"é apresentada. O que pode ter ocorrido?

Resposta: Mensagens contendo a palavra PKIX são relacionadas a certificados digitais. Neste caso específico o que ocorreu foi que o certificado digital do tribunal selecionado não está instalado no servidor de aplicações de seu tribunal. O procedimento a seguir é entrar em contato com o administrador do sistema de seu tribunal e verificar se a última cadeia de certificados digitais, disponível no banco de soluções, encontra-se corretamente configurada.

6) Pergunta: Ao clicar em enviar e selecionar um tipo de documento não são exibidas todas as unidades organizacionais que deveriam aparecer. O que pode ter ocorrido?

Resposta: Para que uma unidade organizacional (UO) seja exibida na listagem de seleção de destinatários é necessário que alguns critérios sejam obedecidos. A UO deve estar ativa, configurada para receber o tipo de documento selecionado e deve obrigatoriamente estar vinculada a um grupo de destinatários. Para mais informações sobre os procedimentos de configuração dos tipos de documentos e vinculação de UO a grupo de destinatários, favor consultar o manual do sistema.

7)Pergunta: Ao realizar o envio de um arquivo assinado digitalmente pela applet de assinatura digital do malote digital a mensagem: “Diretório de certificados válidos foi informado incorretamente. Entre em contato com o administrador.” é apresentada. O que pode ter ocorrido?

Resposta: Ao configurar a aplicação, na penúltima tela do configurador, foi informado um valor para o parâmetro “Certificados Digitais válidos”. O administrador deve garantir que esta estrutura realmente existe no caminho informado e que seu conteúdo possui somente os arquivos presentes no item “Cadeia de Certificados Digitais”. Este item pode ser encontrado no banco de soluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

8) Pergunta:Ao realizar o envio de um arquivo assinado digitalmente pela applet de assinatura digital do malote digital a mensagem: “Não foi possível acessar a lista de certificados revogados da autoridade certificadora do certificado digital.” é apresentada. O que pode ter ocorrido?

Resposta: Este erro é decorrente de algum tipo de bloqueio na rede de seu tribunal ao realizar a consulta dos certificados digitais revogados da autoridade certificadora do certificado utilizado. Favor entrar em contato com seu administrador de rede e solicitar que o mesmo faça os seguintes passos:

Acessar o arquivo de log do malote digital do dia em que o erro ocorreu;

Buscar no arquivo pelo bloco de texto iniciado por: “**********PROBLEMA AO ACESSA A URL DE CONSULTADE CERTIFICADOS REVOGADOS******”;

A linha imediatamente abaixo possui o formato: “URL da LCR: urlDeConexao”. Favor garantir que o acesso ao endereço “urlDeConexao” está liberado a partir do servidor de aplicações onde o malote digital se encontra;

Os procedimentos 1,2 e 3 devem ser realizados até que todos os endereços registrados estejam liberados para acesso.