Cartilhas voltados para Segurança na Internet


Segurança para Internet

A “Cartilha de Segurança para Internet” é uma publicação independente, produzida pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e não possui qualquer relação de afiliação, patrocínio ou aprovação de outras instituições ou empresas citadas em seu conteúdo.


Fascículo Redes Sociais

O acesso às redes sociais já está incorporado ao cotidiano de grande parte dos usuários da Internet e, muito provavelmente, do seu.

Por isso, para usar as redes sociais de forma segura, é muito importante que você esteja ciente dos riscos que elas podem representar e possa, assim, tomar medidas preventivas para evitá-los.


Fascículo Redes

Independente do tipo de tecnologia usada, um equipamento conectado à rede, seja um computador, dispositivo móvel, modem ou roteador, pode ser invadido ou infectado.

Após invadido ou infectado ele pode, de acordo com suas características, ser usado em atividades maliciosas, como propagação de códigos maliciosos, e estar sujeito a ameaças, como furto de dados e uso indevido de recursos.


Fascículo Verificação em Duas Etapas

Senhas são simples e bastante usadas para autenticação em sites na Internet. Infelizmente elas podem não ser suficientes para garantir a sua identidade.

Senhas podem ser facilmente descobertas por meio de técnicas de engenharia social, por observação, se não forem bem elaboradas, se usadas em páginas falsas (phishing) ou em computadores infectados/invadidos ou, ainda, se trafegarem na rede sem criptografia.


Fascículo Códigos Maliciosos

Códigos maliciosos, também conhecidos como pragas e malware, são programas desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.

Um atacante pode instalar um código malicioso após invadir um computador ou explorando alguma vulnerabilidade existente nos programas nele instalados.


Fascículo Computadores

Um grande risco que você pode correr ao usar a Internet é o de achar que não corre riscos, pois supõe que ninguém tem interesse em usar o seu computador ou que, entre os diversos computadores existentes, o seu dificilmente será localizado.

É justamente este tipo de pensamento que é explorado pelos atacantes, pois, ao se sentir seguro, você também pode achar que não precisa se prevenir.


Fascículo Internet Banking

Via Internet Banking você pode realizar as mesmas ações disponíveis nas agências bancárias, sem enfrentar filas ou ficar restrito aos horários de atendimento. No entanto realizar transações bancárias via Internet pode apresentar riscos caso você não tome alguns cuidados.

Fascículo Dispositivos Móveis

Os dispositivos móveis, além de funcionalidades similares aos dos computadores pessoais, também apresentam os mesmos riscos. Além disso, possuem características que podem torná-los ainda mais atraentes para pessoas mal-intencionadas.


Fascículo Privacidade

Quanto mais informações você disponibiliza na Internet, mais difícil se torna preservar a sua privacidade. Nada impede que você abra mão de sua privacidade e, de livre e espontânea vontade, divulgue suas informações. Entretanto, a sua privacidade pode ser exposta independentemente da sua vontade.


Fascículo Comércio Eletrônico

Atualmente, graças à Internet, é possível comprar produtos sem sair de casa ou do trabalho, sem se preocupar com horários e sem enfrentar filas.

E ainda receber tudo em casa ou pedir para entregar diretamente onde desejar. Infelizmente há golpistas que se aproveitam das facilidades do comércio eletrônico para cometer fraudes.


Fascículo Senhas

Contas e senhas são os mecanismos de autenticação mais utilizados na Internet atualmente. Por meio de contas e senhas os sistemas conseguem saber quem você é, confirmar sua identidade e definir as ações que você pode realizar.

Fascículo Boatos Fascículo Boatos

Dentre tantas notícias que circulam por aí, fica difícil saber no que acreditar. Fique atento para não ser enganado por boatos.

O Fascículo Boatos apresenta dicas para tentar ajudá-lo a identificar um boato, afinal, quem repassa boatos pode ser responsabilizado pelos danos causados, pode passar vergonha e perder a credibilidade.

 

Lembre-se: Independente do nome recebido, os boatos geram desinformação, causam problemas e precisam ser combatidos.

Fascículo Ransomware Fascículo Ransomware

Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.